Fundada em 16 de janeiro de 1957, a Associação dos Servidores da Corsan possui cerca de 4500 associados.
A Ascorsan sempre busca apoiar seus sócios em todo projeto que lhes traga realização para a vida. Assim, começamos uma série que nos traz muita alegria: apresentar sócios com projetos próprios. Nossa primeira história é a da Cristiane Lisboa, 33.
Moradora de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, Cristiane trabalha na Corsan desde 2012. Mas, além de ajudar a cuidar dessa empresa que trata desse bem tão precioso que é a água, em suas horas vagas trabalha com crochê.
Seu trabalho com crochê contem técnicas derivadas, como maxi crochêcom fio de malha e os amigurimis (bichos feitos de crochê).Esta última veio do Japão nos anos 80, quando as mulheres começaram a encher prateleiras de lojas com bonecas da Hello Kitty.
Lisboa conta que, desde os 8 anos faz crochê, inicialmente ensinado por sua avô, e até a adolescência fazia muitos trabalhos de crochê tradicional, que apesar de pequenos, ajudavam no seu sustento na época. A venda dos produtos acontecia em um bar perto da casa onde morava, em Esteio.
Após começar a trabalhar, Cristiane parou com o hábito do crochê, mas seu interesse pela arte sempre esteve junto a ela. Após muitas pesquisas sobre as novas técnicas de crochê, descobriu o fio de malha, e se apaixonou novamente pelas inúmeras possibilidades de trabalho que ele permite produzir. O primeiro trabalho com a nova técnica foi uma bolsa, para uso próprio (foto), mas o sucesso foi tanto que Cristiane resolveu transformar em negócio e adquirir um extra na renda do mês.
Agora, além dos amigurimis e bolsas, também são produzidos capas para banquinhos, cestas multiuso, cachêpos, capas para almofadas, entre outras possibilidades. Quando questionada sobre o porque que escolheu o crochê com hobby, Lisboa fala com amor ao trabalho “eu não sei se eu escolhi o crochê, foi uma coisa natural que aconteceu e esta dando certo, além de servir como um tipo de passatempo. Eu sinto um orgulho e prazer imenso quando acabo cada trabalho e vejo que fui eu que fiz. Apesar das correrias pra atender as clientes, já que trabalho o dia todo na Corsan e me sobram poucas horas noturnas pra produzir, é um trabalho que me dá muito prazer.
A primeira exposição
Com tanto material de qualidade, Cristiane não poderia ficar fora de exposições onde pode mostrar seu trabalho para um público cada vez maior. Assim, Lisboa e a Ascorsan convidam você a participar da LáQuitanda – Feira de Variedades, que irá acontecer na Casa Rocco Móveis (Avenida Victor Barreto, 1200 – CEP 92010-000 – Canoas). O evento acontece no dia 8 de abril (segundo sábado do mês), das 11h às 18h, e contará com exposições, food trucks e muita coisa boa para passar o dia todo apreciando o trabalho desses artistas.
Para mais informações sobre o evento, acesso o link da organização no Facebook: https://goo.gl/1yYDW5.